segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Agenda do Estado Policial em Jay-Z e Kanye West, "No Church in The Wild"


Por que os vídeos de música nos dias de hoje muitas vezes apresentam a polícia em equipamento anti-motim e repressão violenta? Existe uma tentativa de normalizar o conceito de um estado policial nos meios de comunicação? Dois exemplos recentes e gritantes dessa agenda é o vídeo de Jay-Z e Kanye West,"No Church in The Wild", e de Adam Lambert, "Never Close Our Eyes". Mesmo que essas músicas sejam diferentes em estilo, as suas mensagens subjacentes são semelhantes e estão a par com a agenda do estado policial da elite mundial. Este artigo irá olhar para o significado e as implicações desses vídeos.

O que Jay-Z tem em comum com Adam Lambert? À primeira vista nada. Na segunda olhada, eles são artistas mainstream predominantes na indústria da música e, em algum momento, mesmo que eles difiram no estilo e substância, são esperados a estar empurrando a agenda da elite. A indústria do entretenimento está sendo usada para promover e normalizar o conceito de um Estado policial nos olhos dos jovens. De performances em shows ao vivo aos vídeos de música, há um esforço consciente e constante para associar a aura "legal"e "sexy" de estrelas da música pop com a visão um tanto abominável da polícia de choque em uma sociedade livre.

Dois exemplos recentes da perpetuação da agenda do estado policial na cultura pop são os vídeos de Jay-Z e Kanye West, "No Church in The Wild", e de Adam Lambert, "Never Close Our Eyes". Apesar do fato de que essas canções são de dois gêneros diferentes que visam atingir dois mercados diferentes, ambas contribuem para a saturação da cultura popular com imagens de Estado policial. Enquanto as autoridades não estão necessariamente sendo retratadas como os "mocinhos", elas, no entanto, estão lá, como se sua presença em qualquer tipo de manifestação pública fosse normal. Vamos olhar para o simbolismo e o significado subjacente a esses dois vídeos.

No Church In The Wild

"No Church In The Wild" tem bastante implicações filosóficas profundas. As letras estão, é claro, lá para interpretações, uma das quais é que a música é uma rejeição do dogma religioso para abraçar uma forma mais humanista (e talvez hedonista) de vida. O título da música em si é uma forma figurativa de dizer que as instituições religiosas como a Igreja são desnecessárias construções humanas que não são encontrados na natureza. Dito isso, o vídeo consiste de imagens lindas de árvores e riachos ... oh não, na verdade o vídeo é sobre um monte de caras apanhando da polícia de choque. Por quê? Qual é a relação com a letra? Eu não estou totalmente certo, mas o vídeo são cinco minutos seguidos de manifestantes furiosos e repressão policial violenta. Uma ótima maneira para dessensibilizar os jovens para o conceito de estado policial.

O vídeo começa com um cara ascendendo um coquetel molotov, em Paris.

No vídeo, os manifestantes não parecem ter uma causa válida e estão claramente sendo retratados como os agressores.

Então, de imediato, estamos bem no meio de um confronto entre a polícia em equipamento anti-motim e os manifestantes jovens. Não há nenhuma explicação prévia e aos manifestantes não foi dada nenhuma "causa nobre" para defender. Mesmo se eles fizessem isso, o espectador não estaria ciente, mais ou menos parecido como o jeito que a mídia de massa relata histórias de motins em todo o mundo. Nós apenas estamos vendo a violência sem sentido que é iniciada pelos manifestantes.

Os manifestantes estão revoltados e agressivos. Sem uma história de fundo que descreve a fonte de sua dor, é um pouco difícil de se identificar com eles.

Os policiais não aturam essa "porcaria" por muito tempo. Os jovens atacam violentamente dando uma desculpa para a polícia tirar suas armas brilhantes e retaliar com violência ainda maior. E como eles batem neles !!!

Esse cara fica surrado de volta à sanidade.

Este recebe um calço nos pés para cair de costas enquanto outros policiais aparentemente riem dele.

Este recebe um rosto cheio de gás lacrimogêneo, à queima-roupa, muito parecido com manifestantes estudantis. Tenho a certeza que essa não é a maneira como o manual do usuário recomenda o uso de gás lacrimogêneo.

Todas essas cenas acontecem em câmera lenta com uma batida legal no fundo. Como Dave Chappelle disse uma vez em seu lendário Chappelle Show, tudo parece legal em câmera lenta. Mesmo a polícia batendo em um jovem indefeso. Será que a opressão policial está sendo exaltada de uma forma indireta? Aqui está uma estranha justaposição de imagens:

Esse cara foi perseguido por cavaleiros da polícia e foi atingido bem na cabeça com um cassetete.

Logo após esta cena, vemos uma foto de uma estátua que dá um significado mais profundo para a violência mostrada.


Logo depois de vermos um manifestante sendo batido por um policial, vemos uma foto de uma estátua de Teseu batendo no Minotauro. Essa história da mitologia grega esotericamente representa o assassinato do "animal inferior" do homem a fim de alcançar a iluminação. Será que o vídeo dizendo que as massas rebeladas são o lado "animal inferior" ou gado a própria sociedade que precisam ser domadas (ou assassinadas) pelo iluminado?

O vídeo apresenta várias outras fotos impressionantes de esculturas encontradas em Paris, notavelmente algumas do Arco do Triunfo. Esculturas e monumentos nas grandes cidades são muitas vezes imbuídas de simbolismo, mitologia e filosofia da elite mundial e as sociedades secretas por trás delas. Uma vez que esses monumentos enormes são frequentemente encomendados e financiados por membros da elite mundial. É bem esperado que eles os representem e também as suas opiniões. No contexto do vídeo, mostrando esses monumentos de pedra implacavelmente olhando para o caos que está acontecendo na rua é um lembrete de que a elite está vendo o que está acontecendo e, provavelmente, aprovando. Afinal, o lema maçônico da elite mundial não é Ordo Ab Chao(Ordem Fora do Caos)?

Mais tarde no vídeo, o dia se transforma em noite...e luzes estroboscópicas, do tipo que costumam ser visto em clubes e raves, aparecem na cena do motim.

A polícia de motim cercada por luzes estroboscópicas. Eles estão
realmente tentando associar a polícia com materiais que jovens desfrutam.

Normalmente quando as luzes estroboscópicas se encontram, é porque algo legal está acontecendo, como música, festas ou dança. Dito isso, por que elas estão em torno da polícia de motim? Estamos tentando confundir as mentes dos jovens com a bom e velha dissonância cognitiva? Apenas no caso de você poder estar sendo confundido: Ser reprimido pela polícia não é igual a uma festa.

No final do vídeo, ninguém verdadeiramente ganha ou perde. Desordeiros lutam e aparecem triunfantes, enquanto a polícia ainda permanece em volta. Em outras palavras, nada foi alterado e o status quo é preservado. Um elefante faz uma aparição estranha nas ruas de Paris, lembrando os telespectadores que o "selvagem" em questão é, de fato, a nossa sociedade, onde as pessoas agem como animais e o mais forte ganha. Nesse deserto, não há Igreja, nenhum descanso para a selvageria, apenas as estátuas com vista para a violência. Essas esculturas representam os mestres das marionetes, aqueles que puxam as cordas de ambos os lados, a fim de avançar a sua agenda para uma sociedade mais controlada e repressiva.

Never Close Our Eyes

Embora a canção de Adam Lambert, "Never Close Our Eyes", seja muito diferente de "No Church In The Wild", ela ainda expõe os jovens ao mesmo tipo de imagens e termina de forma semelhante: uma ilusão de vitória dos revolucionários - com uma ênfase especial na palavra "ilusão". "Never Close Our Eyes" ocorre em um futuro distópico (na mídia de massa, o futuro é sempre distópico) em um cenário que lembra filme o de George Lucas, "THX 1138" ou "A Ilha", de Michael Bay, onde Adam Lambert encontra-se vivendo em uma comunidade rigidamente monitorada (ou prisão), cercada por habitantes sem emoções ou parecidos com zumbis.

"Never Close Our Eyes" é um outro vídeo em um futuro distópico, caracterizada pela onipresença de câmeras de vigilância. Se nós ainda não estivermos nessa visão de futuro, estamos definitivamente indo diretamente em direção a ela.

Nesse composto gigante, os habitantes estão constantemente sob vigilância, são alimentados e sedados com pílulas e têm a sua individualidade reprimida através da remoção da cor dos olhos.

Adam e seus companheiros devem entrar em uma máquina sugadora de almas que remove a cor dos olhos das pessoas - representando a perda da vontade própria e da individualidade. Não é para isso que servem as TV?

A cor dos olhos de Adam, no entanto, permanecem a mesma - o que significa que ele rejeita a doutrinação do sistema. Ele finalmente se cansa e começa uma rebelião. Uma revolta bastante dançante.

Adam não sente mais vontade de fazer trabalho braçal. Assim, 
ele se levanta ousadamente e foge com outros rebeldes.

Adam e sua tripulação, em seguida, correm para a saída, a fim de escapar da prisão do "Big Brother". Então, até agora, poderíamos dizer: "Finalmente, alguém que se levanta contra essa Nova Ordem Mundial e entrega uma mensagem inspiradora". A maioria dos críticos efetivamente descrevem esse vídeo como "Adam Lambert destruindo o 'Big Brother' com a dança". Mas será que ele realmente destrói o Big Brother? Vamos olhar para o resto do vídeo e ver o que realmente acontece.

Um grupo de oficiais encontra-se com os rebeldes na cerca e atira fumaça neles - transformando o local em uma pista de dança!

Em 'No Church In The Wild', a polícia foi cercada por luzes estroboscópicas e em 'Never Close Our Eyes', ela anda por aí com aparelhos para fazer fumaça, como aqueles  encontrados nos clubes. Uau, a polícia sempre traz diversão a qualquer lugar!

Depois de terem recebido fumaça, Adam e seus amigos lutam para derrubar o muro e fugir? Não, eles ficam atrás da cerca e começam a dançar. Será que isso se iguala a destruir o "Big Brother"? A última vez que verifiquei: Não.

Depois de receberem fumaça da polícia, Adam e seus amigos são mostradas vestindo trajes coloridos e realizando coreografias super-dançantes. Tome isso, "Big Brother"!

Se você olhar atentamente para a cena de dança, as roupas de Adam sempre mudam, o que pode sugerir que a coisa toda é apenas uma grande ilusão ou alucinação. Será que eles estavam drogados pelo gás? Está tudo isso acontecendo em suas cabeças? É tudo isso apenas dança, fumaça e espelhos fazendo-os acreditar que eles são livres e felizes? Uma coisa é certa, a coisa toda parece ter confundido Adam e seus amigos, porque, no final do vídeo, eles correm de volta para o local de onde vieram !!!

Ei turma, a liberdade é do outro lado! Por que vocês estão voltando 
para lá? Por que estão tão felizes? Por que... ahhhh eu desisto.

Para resumir o vídeo, Adam se rebela contra um sistema altamente controlado onde todo mundo é controlado e sedado. Ele corre em direção à liberdade, mas, quando se encontra com a polícia com armas de fumaça, sua rebelião se transforma em uma festa colorida e, quando tudo está dito e feito, nada realmente acontece. Os rebeldes ficam todos felizes e alegres, dançam por um tempo e correm de volta para o "Big Brother".

Podemos fazer um paralelo da conclusão desse vídeo com o que acontece na América e no mundo. Enquanto as massas estão cada vez mais tendo os seus direitos revogados, a sua privacidade erradicada e as suas liberdades tiradas, nós não fazemos nada a respeito. Somos distraídos com fumaça e espelhos, televisão e cinema, escapismo e negação. Nós celebramos uma ilusão inventada e fabricada de liberdade, em seguida, corremos de volta para o conforto da sociedade controlada por uma elite, permitindo que ela prossiga sua agenda incontestavelmente. Como Frank Zappa disse: "A ilusão de liberdade continuará enquanto for rentável continuar a ilusão. Quando a ilusão se tornar muito caro para manter, eles vão apenas derrubar o cenário, vão puxar as cortinas, vão tirar as mesas e cadeiras do caminho e você vai ver o muro de tijolos na parte de trás do teatro."

Conclusão

Os vídeos de Jay-Z e Kanye West, "No Church In The Wild", e Adam Lambert, "Never Close Our Eyes", são dois exemplos de um esforço generalizado e contínuo para promover imagens de estado policial em TV, telas de cinema e monitores de computador em todo o mundo. Associar artistas legais que são adorados por milhões de pessoas com a polícia de choque não só normaliza o conceito de um estado policial, mas também cria uma associação inconscientemente positiva nas mentes dos espectadores. Enquanto isso, na vida real, protestos por todo o mundo ocidental estão cada vez mais sendo realizados com a polícia de choque por perto. Repressão violenta, prisões brutais e armamento sofisticado estão sendo utilizados com cada vez menos moderação e estão mesmo se tornando uma norma. Protestos pacíficos são muitas vezes propositalmente sabotados por agentes pagos que incitam a violência, "legitimando" a repressão policial.

Não se deixe enganar pela fumaça e espelhos que compõem as notícias e vídeos de música: A presença de forças policiais fortemente armadas durante as manifestações públicas não é normal, mas sim uma aberração em uma sociedade livre e democrática. No entanto, esse fato óbvio parece ter sido esquecido como as leis policiais do Estado e as táticas e as armas estão sendo implantadas com cada vez mais freqüência em todo o mundo. Mas não há nada legal ou normal sobre a polícia de choque ... mesmo se ela estiver sendo mostrada com luzes estroboscópicas em um vídeo de Jay-Z. Mesmo se eles dançarem com Rihanna, Beyoncé ou Lady Gaga. Mesmo se eles estiverem em todos os vídeo games. Uma força policial opressiva é o oposto do normal em uma sociedade livre e justa. E se a polícia já se tornou normal, a elite terá realizado uma proeza incrível: enrolando as massas para aceitar um estado policial, sem elas mesmas saberem.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar