Na Pensilvânia, uma máquina de votação foi retirada de funcionamento, segundo a rede NBC, após um eleitor postar no Youtube um vídeo que mostra um voto no democrata Barack Obama ser computado para o rival republicano Mitt Romney.
O porta-voz do Departamento de Estado da Pensilvânia Ron Ruman disse que um eleitor notificou as autoridades sobre o problema, após ter tentado votar nesta terça.
Já na cidade Pueblo, no Estado do Colorado, o Partido Republicano pediu a abertura de uma investigação para apurar a denúncia de que votos em Romney estariam sendo atribuídos a Obama. Uma autoridade eleitoral local justificou o erro comparando ao uso inadequado de celulares com tela touchscreen, nos quais o dedo parece tocar uma coisa, mas na realidade seleciona outra. A informação é da rede árabe Al Jazeera.
Os Estados Unidos não têm um sistema nacional de votação, cabendo a cada Estado definir o seu, incluindo sistemas eletrônicos e urnas com voto de papel.
Americanos vão às Urnas
Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas.
O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.
Assista ao vídeo da urna eletrônica:
0 comentários:
Postar um comentário