domingo, 17 de junho de 2012

Gregos decidem hoje nas urnas seu futuro na Europa


Os gregos começaram a votar neste domingo em uma eleição parlamentar que muitos analistas consideram um referendo sobre a permanência do país na zona do euro.

Há poucos indícios concretos sobre quem são os favoritos no pleito, já que pesquisas oficiais de opinião foram proibidas nas últimas duas semanas. Alguns levantamentos não oficiais não indicam vitória clara de nenhum dos partidos.

A votação começou às 7h no horário local (1h em Brasília) e seguirá até as 16h (10h, em Brasília). Pesquisas de boca-de-urna serão divulgadas logo após o encerramento da votação, e os primeiros resultados da apuração começarão a ser noticiados três horas depois.


Dois assuntos que estão interligados dominaram a campanha política no último mês: os pacotes de ajuda financeira recebidos pela Grécia nos últimos dois anos e a permanência do país na zona do euro, a moeda europeia.

A Grécia recebeu ajuda internacional de 110 bilhões de euros, em 2010, e 130 bilhões de euros, no ano passado. O dinheiro foi usado para que o país conseguisse pagar suas dívidas, mas grande parte da população está descontente com as condições do acordo, que exige medidas duras de redução de gastos públicos.


Apenas um dos partidos na eleição se compromete a manter os compromissos que foram firmados com autoridades financeiras internacionais e com a União Europeia. Diversas outras siglas prometem diversas medidas de rompimento - como o fim imediato da austeridade.

Euro

Para os líderes europeus, caso os gregos rejeitem o acordo que possibilitou os dois pacotes de resgate, a Grécia provavelmente terá de deixar a zona do euro, e voltar a adotar sua moeda antiga, o dracma.

Na véspera da votação, a chanceler alemã, Angela Merkel, fez um apelo ao povo grego para que mantenha seu compromisso com a austeridade fiscal.

"É extremamente importante que as eleições de amanhã [domingo] na Grécia levem a um resultado no qual aqueles que formarão o governo digam: 'Sim, nós queremos manter os nossos compromissos'", afirmou a chanceler.

Já para Angel Gurria, diretor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o novo governo grego deveria ter uma chance de renegociar pelo menos parte do acordo de resgate.

"Se esta é a condição para que a Grécia fique [na zona do euro] e siga em diante, eu diria que é provavelmente algo que deveria ser tentado", afirmou Gurria.

Os dois principais políticos que eram vistos como favoritos nestas eleições - até a suspensão da divulgação de pesquisas de opinião - disseram que o pleito deste domingo é o sinal de uma nova era para a Grécia.

"Hoje o povo grego fala. Amanhã uma nova era começa para a Grécia", disse o líder do partido Nova Democracia, Antonis Samaras, ao votar neste domingo. O economista, que já foi ministro das Relações Exteriores nos anos 90, foi contra o primeiro pacote de resgate, mas mudou de opinião diante do segundo acordo.

"Nós conquistamos o medo. Hoje nós abrimos o caminho para a esperança", disse o líder Alexis Tsipras, do partido esquerdista Syriza, ao depositar o seu voto. Sua sigla defende o fim imediato das medidas de austeridade, mas prega que a Grécia deve permanecer na zona do euro.


Fonte: BBC

0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar