quarta-feira, 8 de agosto de 2012

União Europeia apresenta em 11/9 plano para criar supervisor bancário na Eurozona


A Comissão Europeia (braço executivo da UE) apresentará no próximo 11 de setembro seu plano para criar um supervisor bancário na Eurozona, um dos requisitos exigidos para dar luz verde à recapitalização direta do banco, sem passar pelos países, como quer a Espanha.

"Apresentaremos uma proposta por volta de 11 de setembro", afirmou uma fonte europeia. "Nestes dias devemos definir qual estrutura daremos", acrescentou.

Os dirigentes da zona do euro acertaram em 29 de junho reforçar sua união econômica e monetária. Uma das principais medidas previstas é a instauração de uma supervisão centralizada dos orçamentos nacionais da zona do euro, antes de recapitalizar os bancos em dificuldade diretamente com fundos europeus.

Uma vez que esta supervisão reforçada entrar em vigor, possivelmente antes do fim do ano, segundo a UE, a ajuda deixará de contar como dívida pública.

Em carta enviada ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, publicada na sexta-feira, o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu que a supervisão bancária se aprovar antes de dezembro.

"Com relação à união bancária, o governo espanhol considera que o avanço para uma supervisão única, deve se fazer de forma rápida, de forma que o novo esquema esteja aprovado antes de dezembro de 2012", redigiu Rajoy.

A zona do euro aprovou um crédito de até 100 bilhões de euros para sanear os bancos espanhóis, afetada após a explosão da bolha imobiliária, em 2008. O plano de recapitalização dos bancos espanhóis tem duração prevista de 18 meses a partir de julho deste ano.

Ao final de setembro são aguardados os resultados de uma auditoria realizada em 90% do setor bancário espanhol e que porá em evidência as necessidades financeiras de cada entidade.

O executivo mundial se manifestando justo em 11 de setembro ? 11 anos após o mega-sacrifício de 11/09/01 !!!

Além disso, a ONU também irá anunciar o sucessor de Kofi Annan como representante do órgão no Oriente Médio. Um pacificador?


0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar