quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos

Democrata venceu o republicano Mitt Romney em umas das mais acirradas disputas eleitorais da história do país


Segundo as principais emissoras de televisão norte-americanas (CNN, NBC, ABC, CBS), o candidato democrata e presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito na madrugada desta quarta-feira (07/11) para mais quatro anos no poder. A vitória de Obama sobre o republicano Mitt Romney se deveu ao seu desempenho em estados considerados chave, que, historicamente, não apresentam tendência para nenhum dos dois maiores partidos do país, como Flórida e Ohio.

Após conquistar os delegados dos estados de Ohio e Iowa (até então apontados pelas pesquisas de intenção de voto como indefinidos), Obama ultrapassou a marca de 270 votos necessários para se reeleger.

Eleitor lamenta vitória de Obama em reduto republicano de Washington DC.

O presidente reeleito acompanhou a apuração dos votos em Chicago, cidade em que morava até chegar à Presidência dos Estados Unidos, em 2008. Durante o último dia de campanha, nesta terça-feira (06/11), o democrata elogiou a "animação" da campanha de Romney e incentivou os eleitores a irem às urnas. 

Romney, por sua vez, depois de visitar os estados de Ohio e Pensilvânia, retornou a Massachusetts, onde foi governador. 

Durante a campanha, o republicano focou em temas relacionados a economia e política externa, argumentando que Obama não havia sido firme o suficiente nos últimos quatro anos. Embora o desempenho macroeconômico do país ainda seja fraco, a divulgação de um leve aquecimento no PIB e da criação de mais 170 mil postos de trabalho impulsionou a candidatura democrata em seus últimos dias. Obama também ganhou maior presença nos noticiários com os estragos deixados pelo furacão Sandy. Por ocasião da supertempestade, ele buscou reforçar a imagem de lider da nação.

"O melhor ainda está por vir", diz Obama em discurso de vitória :

Em seu discurso de vitória, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu ao voto dos eleitores

O presidente dos Estados Unidos reiterou lema de campanha e principais promessas. Reeleito com mais de 58 milhões de votos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu ao povo norte-americano que o “melhor ainda está por vir” no seu próximo mandato. Em seu discurso de vitória nesta quarta-feira (07/11), o democrata declarou às centenas de pessoas presentes no comício que está mais inspirado do que nunca e agradeceu a confiança de seus eleitores.

“Nesta noite, vocês, o povo norte-americano, nos lembraram que, embora a estrada tenha sido difícil e a viagem longa, nós nos erguemos e lutamos por nosso caminho. E nós sabemos em nossos corações que para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está por vir”, afirmou o presidente reeleito que foi amplamente aplaudido pela plateia.

Considerada como uma das falas mais emocionantes e impactantes de toda a campanha eleitoral, Obama discursou por mais de 25 minutos em Chicago e trouxe à tona a principal mensagem de sua candidatura que o opôs, ao longo dos meses, ao candidato republicano Mitt Romney. “Nós somos melhores do que a soma de nossas ambições individuais”, afirmou o presidente

“Nós permanecemos maiores do que uma coleção de estados vermelhos (republicanos) ou azuis (democratas). Nós somos, e sempre seremos, os Estados Unidos”, acrescentou Obama. O presidente ainda garantiu aos norte-americanos que irá discutir com Romney e outras lideranças republicanas sobre o futuro do país. 

Apesar da vitória na eleição presidencial, os democratas terão que negociar muitas medidas políticas com os seus adversários republicanos, vitoriosos na disputa legislativa da Câmara dos Representantes (o equivalente a Câmara dos Deputados no Brasil). O novo plano fiscal e a reforma imigratória prometidas pelo presidente estão entre os temas que serão discutidos no próximo mandato.

Reconhecimento

Durante a madrugada, o candidato republicano derrotado telefonou para Obama para reconhecer sua derrota e parabeniza-lo pela vitória. Em Boston, Romney discursou perante centenas de pessoas, onde agradeceu ao apoio de sua família, eleitores e de seu vice, Paul Ryan.

O candidato derrotado do Partido Republicano, Mitt Romney, discursou perante os seus eleitores e reconheceu a vitória de Obama

“A nação, como vocês sabem, está em um momento crítico. Em um tempo como esse, nós não podemos nos arriscar em disputas partidárias”, disse ele. “Este é um momento de grandes desafios para os Estados Unidos e eu rezo para que o presidente seja bem sucedido em guiar nossa nação”, acrescentou.

Obama conquista maioria popular, mas perde eleitores democratas

Embora tenha apoio majoritário no Senado, presidente reeleito governará com Câmara republicana . Na madrugada desta quarta-feira (07/11), o democrata Barack Obama não apenas foi reeleito presidente dos Estados Unidos com a maioria popular do país como também recebeu a notícia de que governará com apoio majoritário do Senado.

Embora na Câmara dos Representantes (instância legislativa equivalente à Câmara dos Deputados brasileira) republicanos tenham conquistado mais de 50% dos assentos, no Senado a conjuntura se inverte e democratas surgem como donos de 51 das 100 vagas da casa.

Republicanos elegeram 45 senadores e outros dois assentos foram preenchidos por candidatos independentes, isto é, desvinculados das siglas com representação institucional no país. Ainda estão em aberto as duas vagas pertencentes à Flórida, estado onde foi registrado o confronto mais acirrado das eleições.

O sistema eleitoral norte-americano é classificado como “colegiado indireto”, o que permite que um presidente seja eleito com a maioria dos delegados de cada estado, mas não com os votos da maior parte da população. Faltando apenas a conclusão da apuração na Flórida, democratas vivenciam o cenário ideal para o segundo mandato de Obama, isto é, uma vitória com a maioria de delegados e de eleitores.

Recuo democrata

Quando o critério é o número de Estados para cada candidato, o democrata também é líder. Foram 26 as unidades federativas que declararam voto a Obama, contra 24 a Mitt Romney. O dividido Estado da Flórida ainda não manifestou seus 29 votos, mas há leve tendência democrata.

No entanto, a larga maioria dos Estados democratas desta eleição, Obama não conseguiu manter o mesmo número de eleitores que conquistou em 2008. Apenas em Nova Jersey e Rhode Island o presidente reeleito teve mais votos que há quatro anos. Nos outros 24, ele perde parte de seu eleitorado.

Nesta eleição, Obama não conquistou nenhum Estado que em 2008 tenha votado pelo republicano John McCain. Por sua vez, Indiana e Carolina do Norte, que há quatro anos votaram pelos democratas, desta vez preferiram os republicanos.

Para os próximos quatro anos de governo, o presidente se beneficiará de um sentimento mais forte de legitimidade e deve sofrer, portanto, pressões menores por uma reforma do sistema eleitoral norte-americano. A maioria no Senado não garante que ele encontre maior facilidade para a aprovação de novos projetos de lei, dado que na câmara a presença republicana é bem superior à democrata. No entanto, é quase certo um aumento de seu poder de barganha política dentro do Legislativo.



Fonte : Opera Mundi 
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar