sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Trigo Transgénico pode mudar Genoma Humano


As ameaças comprovadas que os transgênicos representam para o ambiente são intermináveis, mas as empresas químicas não parecem preocupadas, e continuar a trabalhar na criação de produtos alimentícios que contem essas ameaças geneticamente modificadas.

O exemplo mais recente é o trigo transgénico da CSIRO , que não é um dos conglomerado químicos que operam a nível mundial hoje. CSIRO é a Organização de Pesquisa Científica e Industrial, da Agência Australiana de Ciência.

De acordo com um relatório recente da Fundação Safe Food, o trigo transgénico da CSIRO tem o potencial — se ingerido — de mudar a forma como os seres humanos absorvem carboidratos. A fundação teve uma conferência de imprensa em 11 de setembro para solicitar que CSIRO disponibilize os estudos feitos pela organização sobre os genes contidos no e como eles poderiam afetar o corpo humano. “Nós fomos alertados por um pesquisador que identificou uma sequência de DNA / RNA no trigo transgênico o qual é semelhante a um em humanos”, disse Scott Kinnear, diretor da Fundação Safe Food.

Kinnear, que também é professor da Universidade de Canterbury, esteve acompanhado pelos pesquisadores Jack Heinemann e Judy Carman para discutir possíveis ameaças do trigo da CSIRO. “Este problema de segurança foi estudado extensivamente por nossos dois especialistas. O que estamos pedindo é que CSIRO proporcione todos os estudos de segurança sobre o trigo transgénico, se eles fizeram algum estudo”, disse Kinnear.

Ele disse que CSIRO também precisará fornecer as seqüências de sua ciência e tecnologia, o que, segundo ele, permitirão que especialistas criem uma seqüência bioinformática completa dos genes. Ele ressaltou que, até agora, os peritos encontraram um número significativo de seqüências similares entre o genoma do trigo transgênico e o humano, o que torna ainda mais urgente investigar mais para descobrir se o trigo pode prejudicar a saúde humana.

Como explicado pelo professor Jack Heinemann, um biólogo molecular da Universidade de Cantenbury, a forma como o trigo foi modificada nunca foi validado. “A tecnologia é muito nova”, disse Heinemmann e é por isso que a fundação está solicitando as informações e materiais da CSIRO para realizar estudos extensivos para descobrir se o trigo é seguro para o consumo humano. “O que descobrimos é que as moléculas criadas neste trigo para o silenciamento gênico do trigo podem coincidir com genes humanos.

Ele foi mais longe ao explicar que através da ingestão, moléculas transgênicas podem entrar em humanos e potencialmente silenciar os genes humanos da mesma forma que faz com o trigo. Os investigadores encontraram 770 páginas de possíveis semelhanças entre os dois genes de trigo transgénico e o genoma humano.

“Encontramos mais de uma dúzia de semelhanças que são abrangentes e idênticas”, acrescentou. Heinemann disse que suas descobertas são conclusivas para mostrar que não existem coincidências, mas os limites têm tido, na ausência de dados não provam que o trigo GM pode causar efeitos adversos em humanos. Então, ele disse, que como especialistas eles precisam conduzir investigações para confirmar ou descartar sua teoria. 

“A partir dessas informações, nós sabemos se o trigo terá um efeito adverso, e é por isso que estamos fazendo uma série de experimentos, e mais são necessários antes que os humanos comam o trigo.”

“Esse gene foi projetado para silenciar um gene particular no trigo para alterar o conteúdo de carboidratos”, disse Judy Carman, diretora de bioquímica da IHERS em Flinders University. Ela alertou que se o gene transgênico age da mesma maneira em humanos, na prática os genes poderiam silenciar seus homólogos humanos. “Isso pode ter sérias complicações.”

“Isso vai significar mudanças sérias na forma como armazenamos nossos carboidratos e glicose no corpo.” Ela disse que o corpo humano precisa para criar uma substância conhecida como glicogênio, que é essencial para a realização de tarefas como levantar-se, mover ou ter uma explosão de energia para realizar as tarefas diárias. “As crianças que nascem com este tipo de genes silenciados, tendem a morrer com a idade de cinco anos, enquanto os adultos tendem a ficar doentes mais frequentemente e mais cansados”, disse Carman. Ela também insistiu que os estudos em animais são necessários antes mesmo de estudos em humanos.

Assista à conferência de imprensa a seguir :

0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar