quinta-feira, 14 de junho de 2012

Irã prende suspeitos por mortes de cientistas nucleares


O Irã revelou que prendeu os "principais elementos" por trás do assassinato de seus cientistas nucleares, alegando que eles eram espiões que trabalham para Israel.

O ministério da inteligência iraniana, disse nesta quinta-feira ter identificado um número de agentes filiados ao "regime sionista" envolvido nos assassinatos como de Mostafa Ahmadi Roshan, em janeiro, uma figura-chave para o programa de enriquecimento de urânio.

Agências de notícias locais publicaram o que parece ser uma declaração feita pelo governo do Irã, que não revela números ou nomes de quem disse ser detido nem esclarece onde e quando eles foram presos. "Uma série de operações de inteligência que começou após o assassinato dos nossos primeiros cientistas nucleares ... levou à identificação de um número de agentes trabalhando para Israel no territórios iraniano", disse o comunicado.



Nos últimos anos, o programa nuclear iraniano tem experimentado retrocessos, incluindo o assassinato de seus cientistas e do lançamento dos vírus de computador Stuxnet e Flame projetados para sabotar suas instalações atômicas e interromper seu programa de enriquecimento. 

O Irã diz que suas atividades nucleares são pacíficas e acusou o Ocidente - os EUA e Israel em particular - de tentar impedir Teerã de adquirir uma tecnologia que afirma querer para fins de suprimentos médicos e de energia.

O Ocidente teme que o programa nuclear do Irã pode ter aplicações militares e impôs sanções para forçar as autoridades a permitir que inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica tenham pleno acesso a suas instalações nucleares.

Fonte: http://ianoticia.blogspot.com.br/2012/06/ira-prende-suspeitos-por-mortes-de.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar