segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Obama autorizou guerra com a Síria sem a aprovação do Congresso


O presidente Barack Obama assinou uma ordem secreta que autoriza o apoio de Washington para os rebeldes sírios, em sua luta contra as forças do governo, informou uma fonte dos EUA familiarizada com o assunto.

A ordem, que foi assinada este ano – embora não esteja claro quando foi assinada – permite que a CIA e outras agências de inteligência dos Estados Unidos realizem operações de apoio a rebeldes que tentam derrubar o presidente Bashar al Assad. Além disso, a ordem presidencial reflete a colaboração dos EUA com um centro de comando secreto liderado pela Turquia, em colaboração com Qatar e Arábia Saudita.

O quadro geral da assistência dos EUA para os rebeldes não foi claramente estabelecido, mas os dados sugerem um passo à frente pelo governo dos EUA para ajudar os rebeldes, que até agora tinham ferramentas não-letais, de acordo com Washington.

O presidente dos EUA violou a Constituição ao autorizar novamente suporte para os guerrilheiros que lutam contra o exército sírio. Tendo feito isso, Obama declarou guerra ao país.

Na verdade, os Estados Unidos aumentou para US $ 15 milhões os fundos para a ajuda não-letal a ser entregue à oposição síria.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Victoria Nuland, disse que Washington “tem dito o tempo todo que está pronto e disposto a entregar ajuda não letal à oposição síria.”

“Dado que este apoio tem sido utilizado, decidimos aumentar o montante do apoio dado a ajuda não-letal”, disse ela. “Além disso, vamos ampliar a nossa coordenação e cooperação com outros países que optaram por outras formas de apoio”, acrescentou, referindo-se à entrega de armas por outros, presumivelmente a Arábia Saudita, Qatar e Turquia.

Quanto ao centro de comando secreto, a agência Reuters sugeriu que esta poderia ser a base secreta criada pela Turquia, em colaboração com Qatar e Arábia Saudita, perto da fronteira síria, um fato que veio à tona na semana passada. Aparentemente, o propósito é o controle das operações militares e de comunicações que ocorrem na Síria para ajudar as forças rebeldes.

Este exemplo de uma decisão secreta entre o Oriente Médio é um exemplo de como os líderes desses países “querem derrubar o presidente sírio, Bashar al-Assad, juntamente com os países ocidentais, como fizeram em 2011 com o líder líbio Muammar Gaddafi. Turquia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na Síria, incluindo relatos de que Ancara pode estar por trás do ataque aos líderes da Síria no dia 18 de julho.

No entanto, o governo turco negou qualquer apoio a tais ações. Um oficial sênior do exército de reserva na região disse que pelo menos 20 generais sírios que fugiram para a Turquia estão coordenando as forças rebeldes. As autoridades israelenses declararam que pelo menos 20.000 tropas sírias deixaram a batalha.

De acordo com novos relatórios, a base da Turquia, perto da fronteira síria, está na cidade turca de Adana (sul), cerca de 60 quilômetros da fronteira com a Síria, que também abriga a Base Aérea de Incirlik.

No final de dezembro de 2011, “Vatan” o jornal turco disse que o Exército dos EUA tem armazenado 70 ogivas nucleares do tipo B61-12, das quais 50 são reservadas para uso dos EUA. O jornal observou que entre 10 e 20 das ogivas restantes serão transportadas e lançadas por aviões turcos.

Além disso, o Departamento do Tesouro dos EUA confirmou na quarta-feira que havia autorizado o representante do exército guerrilheiro sírio (SLA) – que inclui muitos dos grupos armados de oposição para realizar transações financeiras em nome dessas organizações rebeldes.

Informações sobre a autorização de Obama para oferecer apoio aos rebeldes ocorre em meio a combates entre as forças de segurança e rebeldes para recuperar o controle de Aleppo, a segunda maior cidade do país.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar