sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Presidente da Nestlé alerta que mundo enfrentará Crise de alimentos




O presidente da Nestlé afirmou nesta terça-feira, dia 14 de agosto, ao jornal Wiener Zeitung, que o mundo enfrentará uma crise alimentar maior do que a registrada em 2008.

Para Peter Brabeck-Letmathe, as plantações de alimentos para consumo da população mundial estão perdendo espaço para as terras dedicadas a produção de biocombustível.

No sábado, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva pediu aos EUA a suspensão imediata da produção de biocombustível no país a partir do milho, para evitar uma crise alimentar mundial.

“Uma suspensão imediata e temporária da legislação norte-americana, que destina parte da colheita de milho para a produção do biocombustível, daria algum alívio ao mercado e permitia destinar mais grãos à alimentação humana e animal”, sustentou o secretário da FAO.

O biocombustível é fabricado a partir de produtos agrícolas como a soja, a cana-de-açúcar, a mandioca, a beterraba, o milho, algas e outros tipos de matérias orgânicas de origem vegetal.

O presidente da Nestlé disse ainda ao jornal austríaco que os mais afetados pelo aumento dos preços são os cidadãos dos países mais pobres que dedicam 80% do seu rendimento à alimentação.

Segundo analistas da ONU, se a comunidade internacional ainda permitir uma nova crise alimentar, as suas consequências serão imprevisíveis. Em alguns países a situação não se limitará só a revoltas das pessoas com fome, o desastre poderá alastrar e terá também consequências para os atuais donos da situação.

A Crise de alimentos de 2007-2008 que gerou uma alta nos preços de diversos alimentos, dentre eles o trigo e o milho, afetou principalmente países africanos.




Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Infelizmente o capitalismo selvagem do EUA poderá gerar uma crise mundial, "da fome" de alimentos destinados a matar a fome de muitas pessoas de muitos países, por biocombustível. Esta lei deve ser revista e reformulada em quanto há tempo, pois as estatistias mostram os fatos que poderão vir, caso não mude nada.
    Os políticos Brasileiros devem estar atentos a esta informações, para não cairmos nas mesmas ciladas orquestradas pelos capitalistas dos combustíveis!

    ResponderExcluir

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar