sábado, 29 de setembro de 2012

Censura - Liberdade na internet pode ter seu fim

Pesquisa indica que países autoritários têm aumentado práticas de censura e bloqueio a sites e prisões de blogueiros.

Um estudo divulgado nesta semana mostra que as ameaças à liberdade na internet têm crescido no mundo, com o aumento de práticas de censura, bloqueio a sites e até ataques físicos a blogueiros em países autoritários. Dos 47 países analisados, 20 vivenciaram uma trajetória negativa em termos de liberdade na internet desde janeiro de 2011, sendo as maiores quedas do Paquistão e da Etiópia. 

O Brasil obteve 27 pontos, ocupando a 11ª posição. De 2011 para 2012, perdeu apenas dois pontos no ranking, o que simboliza uma melhora ligeira em relação à liberdade de internet. Cabe lembrar que o Marco Civil, proposta para definir princípios para a internet no País, foi recentemente adiada mais uma vez ? a terceira em três meses ? esbarrando, principalmente, na questão de neutralidade de rede. 

Restrições. Segundo o relatório, "restrições à liberdade na internet em muitos países têm continuado a crescer, embora os métodos de controle estejam evoluindo lentamente e estejam se tornando menos visíveis." De acordo com a organização, a censura online tem se tornado mais intensa, seja com o bloqueio ou filtragem de sites, com novas leis que reduzem a liberdade de expressão, manipulação de conteúdo online e ataques físicos a blogueiros ou a usuários que criticam o governo vigente.Segundo o estudo, em alguns países, a internet segue como um domínio praticamente desobstruído em comparação à mídia tradicional, como rádio e jornal impresso, que podem sofrer mais repressões.Abaixo, 28 países que apresentaram uma diferença de dez pontos ou mais entre os dois estudos ? estando o Brasil entre eles. "Essa diferença reflete as pressões em potencial tanto a curto como a longo prazo para a manutenção da liberdade de expressão online", diz o relatório.

No Brasil o aumento da "liberdade de expressão" causam prejuízos a empresas e "Mancham" o nome de políticos como aconteceu recentemente a prisão do presidente do google por conta de um vídeo satirizando um candidato nas eleições 2012
Outro exemplo é são manifestastes independentes como Blogueiros e vlogueiros, que afetam as principais prestadoras de serviços, causando assim o equivoco pela censura por parte do governo.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar