quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Meteorito que caiu na Rússia seria 1.000 vezes maior que o original

Acontece que o meteoro que caiu na Rússia na semana passada foi um pouco maior do que as 10 toneladas segundo os primeiro relatados. Cerca de 1.000 vezes maior.
Quando um pedaço de rocha correu para fora dos céus naquela manhã sobre a Rússia na sexta-feira e explodiu com quase 500 mil toneladas de energia, as estimativas de tamanho iniciais da Academia de Ciências da Rússia, que foram realizadas pela Associated Press, agências de notícias Reuters e outros atrelaram-no no pequeno tamanho, com um peso de cerca de 10 toneladas. 
Oops.

Mais tarde, à noite, depois de estudar os dados das estações de infra-ao redor do mundo, a NASA divulgou uma nova estimativa de que a revisão para cima pela primeira acho mil vezes: O meteorito realmente pesou mais perto de 10.000 toneladas, segundo os cientistas - quase tanto como 170 M1 tanques Abrams.

"Meu palpite é que alguém olhou os vídeos e fez um palpite", disse Margaret Campbell-Brown, professor associado do departamento de física e astronomia da Universidade de Western Ontario. "Este evento foi muito maior do que qualquer coisa que já vimos em vídeo que não me surpreende o palpite estava fora por três ordens de magnitude."

Essa estimativa pobre ressalta a assustadora tarefa que cientistas enfrentam hoje: enquanto o programa da NASA para Objetos Próximos à Terra atualmente monitora cerca de 10.000 objetos através dos céus, há muito, muito mais objetos menores que são simplesmente muito pequena para acompanhar.

"Se você pensar sobre os objetos do tamanho de um que veio para a Rússia, provavelmente você está olhando para 100 milhões até lá. Dos provável que cruzam a Terra, há menos, talvez 100 mil ", disse KT Ramesh, diretor da Extrema Hopkins Materiais Institute e professor de engenharia mecânica na Universidade Johns Hopkins. "O espaço é muito grande."

E o tamanho dos objetos menores - se são 10 toneladas ou 10 mil toneladas - torna impossível seguir com a tecnologia atual, disse ele.

"Em geral, é muito bom ver as coisas que são de 1 quilômetro e em diâmetro, e têm dificuldade de ver as coisas que estão a menos de 100 metros de diâmetro. O grande problema é saber onde estão - uma vez que você sabe onde olhar, você pode encontrar até mesmo os objetos menores ", disse ele.

Para efeito de comparação, a NASA e que acredita que o meteorito russo foi cerca de 49 metros de diâmetro, ou 15 metros. (Asteróide 2012 DA14, que a NASA acompanhado em seu vôo perto do nosso planeta na sexta-feira, era de aproximadamente 150 metros de diâmetro, ou 45 metros).

"Uma boa analogia é encontrar alguns tostões espalhadas mais de um acre de terra. Se você souber onde procurar, você não tem problemas de vê-los. Mas se você só olhar todo o campo, a sua chance de encontrar uma moeda de um centavo é muito pequena ", disse Ramesh FoxNews.com.

Sem sensores destinados diretamente para o meteoro de entrada, os dados iniciais era escasso. Como outros bits de dados entrou, os cientistas foram capazes de aprimorar suas estimativas do tamanho do meteoro, explicou Edwin Bergin com a Universidade de Michigan Departamento de Astronomia.

"Os relatórios dizem que a rede utilizada para detectar e inferir explosões nucleares levou à revisão", disse ele FoxNews.com. "Eu acho que ele só é melhor informação que levou tempo para filtrar."


0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar